APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Professor Daniel Peres entrega abaixo-assinado na Câmara dos Deputados

O professor Daniel Peres, da Faculdade de Filosofia da UFBA e do Conselho de Representantes da Apub, entregou na tarde do dia 15 de maio – Greve Geral da Educação – , a petição que elaborou contra os cortes no orçamento das universidades e institutos federais e reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas à Dep. Soraya Santos (PR/RJ), primeira secretária da Câmara dos Deputados e ao Dep. Pedro Cunha Lima (PSDB/PB), presidente da Comissão de Educação da Câmara.

Inicialmente, a entrega seria ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, porém ele havia sido convocado a dar explicações sobre os cortes ao plenário da Câmara. O professor Daniel vê um saldo positivo na iniciativa, avaliando como a receptividade dos deputados e a cobertura da mídia. “Pedro Cunha Lima foi muito incisivo quanto rever os cortes, pressionando o governo por não tem contingenciado em outras áreas. No caso, me parece que o parlamento está realmente ciente de sua importância. O ataque as universidades é um ataque ao Estado Brasileiro, tal como desenhado na Constituição de 1988, que foi um resultado de uma ampla mobilização da sociedade. Com o ocorrido, sobretudo pela maneira autoritária e arbitrária como foram feitos os cortes, creio que o congresso, está ciente que as Universidades precisam ser tratadas como órgãos do Estado, não de governo, não podem, portanto, estar submetidas ao arbítrio de governos, não importa a ideologia”, disse.

O abaixo-assinado, na plataforma Change.org, continua aberto e Daniel considera este um instrumento importante para ser somando às mobilizações de rua. “Na próxima semana o ministro irá à Comissão de Educação. Vou voltar a entrar em contato com os parlamentares, para insistir no peso das assinaturas. Também está prevista a manifestação dia 30. Tenho certeza de que chegaremos a 3 milhões”.

Também estiveram presentes na entrega o dep. Waldenor Pereira (PT/ BA), coordenador do núcleo de educação do PT, dep. Rosa Neide (PT/MT), dep. Pedro Uczai (PT/SC)e dep. Natalia Bonavides (PT/RN), além de representantes do PROIFES-Federação e do Observatório do Conhecimento.

Fotos: Facebook/Reprodução

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp