APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Cebes promove debate sobre aspectos políticos da saúde dos trabalhadores na conjuntura atual

Na conjuntura recente do Brasil, sob justificativas como a crise econômica e a luta contra corrupção assiste-se a drásticas mudanças constitucionais que liquidam com o Estado de Bem-Estar Social, ameaçam a democracia e asseguram lucros ao rentismo. Ecoam discursos de intolerância, vê-se o combate a manifestações políticas de civis pelo exército, bem como uma atuação do judiciário impregnada de práticas políticas e estratégias de autopromoção midiática de indivíduos.

Nesse cenário de fortalecimento do neoliberalismo e da política de austeridade que ataca direitos, torna-se essencial analisar as ameaças à saúde do trabalhador, exposto a doenças resultantes das excessivas e reincidentes cargas trabalhistas nos tempos atuais, além das demais consequências da reforma da legislação trabalhista e alterações das regras previdenciárias, bem como da aprovação da lei da terceirização, as quais concorrem para mais precarização e impactos na saúde e condições de vida dos trabalhadores.

Refletir sobre esse tema envolve discutir quais estratégias têm sido ou podem ser pensadas/desenvolvidas por organizações políticas para tentar alcançar, preservar ou recuperar a democracia que tem sofrido tantas ameaças. Nesse sentido, como parte de suas ações enquanto membro do fórum da Reforma Sanitária Brasileira, defensor da democracia e do direito constitucional à saúde o Cebes núcleo Bahia convida-o para participar do debate intitulado “Aspectos políticos da saúde dos trabalhadores no atual contexto brasileiro”, a realizar-se no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no dia 20 de Abril de 2018 às 18h30.

O referido debate será iniciado com a fala do professor Herval Pina Ribeiro abordando sobre as possibilidades de políticas e ações autônomas da classe trabalhadora a partir de suas necessidades. Em seguida, teremos debatedores convidados, a fim de suscitar questões relevantes sobre a temática para diálogo com o público presente. Dessa forma, estende-se ainda o convite a todos os demais interessados para participarem do debate e refletirem sobre a temática.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp