APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Trajetória acadêmica do professor Nelson Dacach foi tema do último dia do evento na Escola Politécnica da UFBA

Na manhã desta quinta -feira(19), marcando o encerramento do “III Conversando sobre a História da Escola Politécnica da UFBA”,  foi realizada a mesa que trouxe como tema a trajetória acadêmica e profissional do engenheiro civil e sanitarista  Nelson Gandur Dacach, ex-docente da instituição. A mesa teve como mediador o professor Asher Kiperstok e como convidados, a professora Vivien Luciane Viaro e os professores Guilherme Requial Radel e Valdemir Negreiros.

Durante o evento, os participantes expuseram a contribuição de Dacach para a engenharia sanitária em uma época que havia pouco avanço tecnológico, e que suas obras continuam atuais. “Dacach foi um professor que exerceu uma função importante na educação e no ensino”, explicou Asher. Ele relatou ainda que, como nas décadas de 60 e 70 todo o material da engenharia era publicado em língua estrangeira, Dacach passou a escrever livros, ilustrados por fotografias de projetos próprios ou de outros, para servir como base para ajudar os estudantes no aprendizado,  e esses livros seguem sendo referências no ensino da engenharia sanitária.

segunda 2

Já o professor Guilherme Radel falou sobre o exemplo profissional que o ex-docente representa. “Ele foi um influenciador na engenharia ambiental na Bahia. O professor Dacach deixa um legado de trabalho, de uma metodologia educacional organizada em escrever e documentar suas histórias pessoais e profissionais com a Escola Politécnica da UFBA”, afirma. A professora Vivien por sua vez, que contribuiu na coleta dos arquivos, informou que foram 140 pastas, 84 projetos e 29 estudos completos desenvolvidos por ele, documentos que agora estão disponíveis no Memorial Arlindo Coelho Fragoso.

Por fim, o professor Vladimir Negreiros lembrou do período que conviveu com o homenageado como seu ex-aluno e que deve muito da sua docência à influência direta de Dacach.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp