APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

DCE realiza encontro de estudantes da UFBA em defesa da universidade pública

CARTA-MANIFESTO: “O POVO É CHAVE, ABRAM OS PORTÕES” – ENCONTRO DE ESTUDANTES DA UFBA EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

É nesse momento em que a vida do povo parece padecer: reflexo das aplicações de medidas neoliberais implementadas pelo governo golpista de Michel Temer que se faz sentir em todos os setores da sociedade brasileira, inclusive nas universidade brasileiras, visto a Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos) e os vários contingenciamentos de verbas que geram efeitos gravíssimos na Assistência Estudantil, por exemplo.

No momento que a indignação cresce, é o mesmo momento que o Diretório Central dos Estudantes, junto aos Centros e Diretórios Acadêmicos, UNE e UEB convocam o Encontro de Estudantes em Defesa da Universidade Pública, grande espaço de debates, sínteses e apontamentos, marcado pela convergência dos estudantes na luta pela Universidade que queremos, por uma Universidade que consiga incluir e refletir em sua estrutura a popularização do acesso através das políticas públicas dos últimos anos.

Com o lema “O POVO É CHAVE, ABRAM OS PORTÕES” queremos reafirmar a luta intransigente em defesa da Universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Ao mesmo tempo, indicamos que a saída desse cenário tenebroso é cada vez mais a organização coletiva dos estudantes em torno da resolução dos problemas coletivos que a Universidade nos coloca todos os dias, ou seja, a organização dos estudantes em torno de um projeto de transformação da sociedade, em que o povo organizado é a chave para construção de uma educação libertadora, de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, e de um Brasil justo.

É papel do movimento estudantil se debruçar sobre todas essas questões que a conjuntura pede, mas também de dar conta de tantas outras que surgem no nosso dia a dia e conseguir mobilizar os estudantes para travarem as lutas em defesa da universidade, do ensino, da pesquisa e da extensão. Esse ano será realizado o Encontro de Estudantes Em Defesa da Universidade Pública e o Diretório Central de Estudantes (DCE) convida a comunidade estudantil a construir os grandes debates que serão travados, trazendo apontamentos para a juventude nos próximos períodos e grandes desafios que 2018 nos aguarda.

O Encontro de Estudantes Em Defesa da Universidade Pública, com o lema “O Povo É Chave, Abram os Portões”, vai acontecer nos dias 25 e 26 de janeiro na Praça das Artes do campus de Ondina.

Acompanhe a divulgação da programação!

Diretório Central dos Estudantes da UFBA
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp