APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES participa do lançamento oficial da Conape Paraná, em Curitiba

Na sexta-feira, 20, em Curitiba, foi lançada a etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que acontecerá de 26 a 28 de abril de 2018, em Belo Horizonte (MG). O PROIFES-Federação, representado pelo seu vice-presidente Flávio Silva (ADUFG-Sindicato), participou do evento.

A defesa da escola pública e seu processo de construção democrático são o foco do debate, que não pode perder espaço para uma concepção de Estado que prioriza o interesse privado em detrimento do investimento em políticas públicas que promovam uma sociedade mais justa e igualitária. “O lançamento aqui no Paraná reforça um movimento que está acontecendo em todo o país, de construção da CONAPE em suas etapas estaduais e municipais, como forma de fortalecer uma perspectiva democrática, plural e inclusiva da educação no Brasil”, afirmou Silva.

 

A coordenadora do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professora Marlei Fernandes, abriu o encontro com ênfase no papel da Conape. “Temos que tomar cuidado para fazer um debate esclarecedor e contundente a todos. Precisamos sair muito organizados deste lançamento e depois atentar-se às próximas fases elaborativas e de encaminhamentos para as diversas conferências regionais e municipais. É um movimento democrático, plural e inclusivo”, destaca Marlei Fernandes.

De Brasília para Curitiba, o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e presidente da CNTE, Heleno Araújo, enfatiza que hoje é preciso realmente muita energia para enfrentar os desafios impostos. “De fato, a responsabilidade que sempre tivemos e cumprimos se coloca mais uma vez de forma forte. Aqui, no Paraná, o processo de redemocratização do nosso país continua a existir para avançar no direito àPP educação e democracia. O trabalho realizado no Paraná e a mobilização são exemplos e referências, principalmente no atual contexto do nosso país”, ressalta Heleno Araújo.

Um momento marcante de saudação e aplausos ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire, por sua representação à escola pública e defesa. Um vídeo com sua trajetória histórica de ideais, palavras e sabedoria envolveu os(as) presentes. Durante o lançamento, foram aprovadas as realizações de 29 conferências regionais, no dia 9 de dezembro de 2017, e da Conape estadual, no mês de março de 2018.

Além do PROIFES-Federação e CNTE, participaram também do lançamento da Conape Paraná as seguintes representações: Andreia Gouveia, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Andrea Caldas, coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE-PR), Ursula Zanon, presidente da Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Estado do Paraná (Fepamef-PR), Marcelo Miranda, da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), e o deputado estadual Professor Lemos (PT).

Com Ascom APP-Sindicato

Fotos: APP-Sindicato

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp