APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Primeiro dia do curso “Geopolítica do Petróleo” aborda importância estratégica do óleo

Começou hoje (21), na sede da Apub, o curso “Geopolítica do Petróleo”, ministrado pelo professor titular da UFBA José Sergio Gabrielli. O curso é resultado de parceria entre Apub, Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA), Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindpetro-BA) e irá até o dia 23 de outubro.

IMG_0536 IMG_0550

Neste primeiro dia, Gabrielli falou sobre a importância estratégica do petróleo para a sociedade moderna, tornando-o recurso fundamental para o funcionamento e desenvolvimento das economias. “Tudo que existe hoje tem petróleo na sua composição ou foi transportado por ele”, disse. Daí, a necessidade de discutir tanto os aspectos relacionados à descoberta de novos poços e a recuperação dos já em atividade, as cadeias produtivas e particularidades da extração óleo e as perspectivas do mercado. Em relação ao acesso às reservas, por exemplo, Gabrielli explica que hoje, o aumento da produção, vem dos reservatórios antigos, através da aplicação de novas técnicas de extração. Apesar disso, entre 2007 e 2010 houve um pico de descoberta: o pré-sal brasileiro.

IMG_0557 IMG_0556

Sobre o pré-sal, Gabrielli lembra que, após a primeira perfuração, em 2006, quando de fato se comprovou sua existência e extensão, houve suspensão do leilão previsto, pois se percebeu que era necessária a criação de um novo marco regulatório.”Ser operador único é fundamental porque o conhecimento vem do processo operacional”, afirmou. Ele avalia que embora estejamos atravessando um momento no qual há um sobreprodução, haverá um agravamento das disputas por novas reservas, causado por um futuro aumento de demanda e das regulações ambientais para o uso do óleo e que o Brasil ocupa posição de destaque,pois é uma das áreas com mais potencial de contribuição para novos poços. “A discussão sobre quem vai se apropriar da renda gerada pelo petróleo é fundamental para entender também o que vai acontecer com o Brasil, o que vai acontecer com a educação e com a desigualdade no Brasil”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp