APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES acompanha palestra do DIEESE sobre ajuste fiscal

O vice-presidente e diretor de Comunicação, Flávio Silva, e a diretora financeira da Adufg Sindicato, Ana Christina de Andrade Kratz, representaram o PROIFES-Federação na 3º Jornada de Debates do Setor Público – Desafios Diante do Ajuste Fiscal, promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O evento foi realizado nesta quarta-feira (21), na sede do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central.

Conduzida por Max Leno de Almeida, Supervisor Técnico do DIEESE/DF, a palestra mostrou em números a evolução da dívida pública, e analisou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016 (que limita pelo período de 20 anos as despesas primárias da União), uma das medidas do ajuste fiscal defendido pelo governo de Michel Temer.

Segundo estudos apresentados pelo palestrante, se a nova regra tivesse sido aplicada de 2002 a 2015, considerando apenas o setor da educação, o volume investido teria sido 47% menor, ou seja, R$ 377,7 bilhões a menos.

O especialista também apresentou a aplicação da PEC no Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/2016 (que trata, principalmente, das condições de renegociação da dívida dos Estados e Municípios).

A atividade ocorreu em todos os 18 Escritórios Regionais do DIEESE no Brasil.

Leia aqui a apresentação na íntegra

Fonte: Proifes-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp