APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

2º edição do Projeto Universidade na Praça será realizada no Campo da Pólvora em 22 de setembro

Produzido pela APUB Sindicato, evento exporá atividades de diversas áreas do conhecimento

Após um longo período de afastamentos e atividades online, a APUB avança na retomada plena de suas atividades presenciais, tanto junto à sua base quanto no diálogo com a sociedade, na defesa da Educação Pública, da Ciência e Tecnologia, das universidades e seu financiamento, e da própria Democracia, numa conjuntura cada vez mais agressiva de ataques e retrocessos.

O Universidade na Praça – Democracia e Esperança cumpre o mesmo objetivo da edição de 2019: difundir conhecimento e ampliar o diálogo da Universidade Pública com a sociedade através de uma exposição aberta, pública, em que as áreas de conhecimento apresentem ao povo soteropolitano, especialmente ao estudante da Educação Básica, uma parte do conhecimento que produz e alguns de seus resultados concretos, compartilháveis, que possam ser comunicados de modo significativo com as pessoas.

Serão mais de 10 horas de atividades como experimentos, exposições, protótipos, intervenções artísticas, oficinas, minicursos, rodas de conversa e palestras.

Uma estrutura gratuita e aberta ao público em geral está sendo preparada com palco, tendas e ambientes para atividades de interação com os visitantes. “Diante de uma conjuntura desfavorável e de ameaças à educação pública, a APUB entende que sua atuação deve ultrapassar a tradicional pauta sindical. A sociedade em geral vê o sindicato numa perspectiva mais corporativista, de defesa dos direitos, da carreira, das condições de trabalho e aposentadoria. Mas a conjuntura nos impele a dialogar com a sociedade sobre o que a universidade faz, isto é, nosso trabalho. Se a Democracia estiver ameaçada, a universidade também está. Temos o compromisso de ampliar nossa pauta. Por essa razão, no dia 22 de setembro vamos ocupar mais uma vez a praça pública para mostrar a “balbúrdia” que a universidade faz: formamos uma cultura de construção coletiva, democracia e esperança”, afirmou a professora Raquel Nery, idealizadora da atividade.

Multidisciplinaridade – A atividade contará com docentes e estudantes de diversas áreas do conhecimento: ciências naturais, humanidades, cultura, artes, esportes, contemplando as diversas dimensões do humano e da sociedade.

Integração

A edição de 2022 traz ainda novidades: a participação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), da Editora Universitária – EDUFBA, da Pró-reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFBA.

A Universidade na Praça é uma atividade de extensão idealizada, coordenada e financiada pela APUB Sindicato com a participação massiva do movimento docente da capital baiana.

Serviço: Universidade na Praça

Data: 22 de setembro de 2022

Horário: das 8 às 18h

Local: Campo da Pólvora

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DA EDIÇÃO DE 2019:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp